sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Dicas de pintura

Passos de uma rosa por Eliana Rolim
Pintura em tecido
Dicas de pintura de Eliana Rolim:
Para que serve o diluente: Indicado para diluir a tinta para tecido, retardando a secagem, mantendo a resistência á lavagem. Pronto para uso, solúvel em água, não necessita de fixação a ferro, pode ser colocada no tecido antes da tinta, ajudando na hora da extensão, matizados, sombras e fundos, como também misturar com a tinta para tecido antes da pintura, deixando-a assim um pouco mais fluída e fácil de estender.
Como preparar uma fralda sem barrado para pintura: 1º lugar tem que ser uma fralda de boa qualidade, eu só utilizo a Cremer luxo branca fofura máxima porque as outras são muito finas e não dão um bom resultado , passar a cola permanente na placa de madeira e esperar secagem de 15 minutos, forrar essa placa com um tecido branco e por cima colocar a fralda para que a fralda não entre em contato com a cola, pois na hora de retira - lá da placa ela sofre deformação, risque com um carbono claro e com cuidado, comece a pintura aplicando as bases e as cores correspondentes, para mesclar as tintas não esfumasse com força, pois a fralda é um tecido delicado, não utilize pincéis duros.Nunca deixe a fralda colada na placa por muito tempo, mesmo que não tenha terminado a pintura, retire a fralda da placa com cuidado, pois ela estará colada no tecido e também pode sofrer deformações. Ao terminar o trabalho deixe secar fora da placa de madeira e depois aplique um lindo bordado Inglês para a finalização.
Para que servem as bases? Para facilitar a pintura em (tecidos difíceis de pintar) como em fraldas, com a aplicação das bases eu consigo retardar a secagem do tecido e mesclar as tintas com maior facilidade onde o pincel corre melhor. Mas nada impede que se utilizem as bases em outros tecidos como, panos de copa tecido de algodão e tapetes emborrachados. Obs.: só não é recomendado para o tecido Oxford
Como preparar a base nº1 (base incolor)
1 potinho de tinta branca metálica para tecido
1 potinho de clareador incolor para tecido
 Menos de meio vidro de aquarela Silk ( clareador para seda ) ou diluente para tecido,  qualquer um dos dois faz o mesmo efeito. Colocar toda a tinta metálica e o clareador em um recipiente grande, diluir essa mistura com o aquarela Silk , vá acrescentando de colher em colher até chegar ao ponto, à mistura deve ficar cremosa, nem muito grossa, nem muito rala. Quando for pintar com essa base, principalmente nas fraldas não passar em grande quantidade para não ficar dura e pesada à pintura, pois ainda acrescentaremos outras tintas. A base nº 1 é uma tinta diluída, você pode utilizar em qualquer fundo, pois esta base não interfere nas cores. 
Como preparar a base nº 2
1 potinho de tinta branca metálica para tecido
1 potinho de tinta branca comum para tecido
1 potinho de clareador incolor para tecido
 Mais ou menos meio vidro de aquarela Silk (clareador para seda) ou diluente para tecido, qualquer um dos dois faz o mesmo efeito. Colocar todas as tintas em um recipiente grande e diluir essa mistura com o aquarela Silk, vá acrescentando de colher em colher até chegar ao ponto, à mistura deve ficar cremosa, nem muito grossa, nem muito rala. Quando for pintar com essa base, principalmente nas fraldas, não passar em grande quantidade para não ficar dura e pesada à pintura, pois ainda acrescentaremos outras tintas. A base nº 2 é uma tinta diluída, você vai utilizar somente em locais que você utilizaria o branco comum, pois a base com branco interfere nas cores.

Um comentário:

Adorei sua visita. beijos!